04/09/11

Cupcakes são bolos em ponto pequeno

É com algum cepticismo que assisti à moda dos Cupcakes. E isto porque eu olho para as montras e vejo apenas bolos em ponto pequeno a transbordar de cremes super coloridos, cheios de corantes e aromatizantes e todos esses "-antes" que não fazem bem a ninguém. É por isso que até hoje não senti necessidade de dar dinheiro por um Cupcake e, sinceramente, não me parece que isso mude.

Mas não dar dinheiro por eles, não que dizer que não coma Cupcakes. Antes pelo contrário, a maioria das vezes que o forno cá de casa trabalha a fazer bolos, saem esses tais bolos pequeninos: simplesmente, eu não lhes chamo Cupcakes, mas sim Queques. Também não procuro receitas de cupcakes, especificamente, mas sim receitas de bolos que eu, simplesmente, verto em formas de Queques e que, se me der para tal, depois de frios e desenformados, decoro com uma calda simples ou um creme mais elaborado (mas sem "-antes").

É que eu considero que fazer Queques rende mais do que fazer um bolo inteiro. Em primeiro lugar, como os comemos de uma só vez (no meu caso, de uma só dentada, pois as minhas formas são bastante pequenas), não ficamos com o bolo seco nas pontas onde foi cortado. Além disso, em vez de levarmos uma fatia, que pode ser mais fina ou, normalmente, mais grossa, acabamos sempre por comer apenas um queque e ficamos com a gula fome saciada. Finalmente, não demoram tanto tempo no forno, logo, economizamos electricidade e diminuímos consideravelmente o tempo de espera entre fazer o(s) bolo(s) e comê-lo(s).

Este domingo (e é sempre ao domingo, para aproveitar o horário económico) a casa ficou a cheirar aos (Melhores) Cupcakes/Queques/Bolos em miniatura de Laranja (do Mundo), inspirada por este post da Ana e seguindo a receita da Marianne.



Como a calda sobrou, fiz uma pequena sobremesa : misturei um iogurte natural, dividi em duas taças e enfiei no frigorífico por uma horita.


2 comentários:

Lénia Rufino disse...

Adorei a volta que deste ao que sobrou da calda!! Boa!!

Beijinho!!

Sabi disse...

Obrigada :) Por acaso ficou uma sobremesa bastante fresquinha!